CARREGANDO...

Casar ou comprar uma casa?

  Dezembro, 18 - Financiamento

Casar ou comprar uma casa?

Fazer uma festa de casamento é ou comprar uma casa? Já adiantamos que não existe uma escolha certa, ela vai depender do perfil do casal. Confira os prós e contras de cada escolha. 

 

A escolha deve ser consenso entre o casal 

Ao analisar as duas opções, nota-se que fazer a festa é uma escolha mais emocional e a compra do imóvel é mais racional. Alinhar as expectativas do parceiro junto a sua é o ponto base para se tomar a decisão.  Portando, nossa primeira dica é conversar muito com o parceiro para se poder definir o que é prioridade para vocês: a festa de casamento, a viagem para lua de mel ou a casa do início do casamento. 

 

Casamento não necessariamente significa esbanjar dinheiro

Para os casais que preferem uma festa ao invés de usar o dinheiro como entrada num imóvel aconselhamos a não gastar mais que podem na festa.

Existe em nossa sociedade uma cobrança pela festa, esta cobrança muitas vezes está ligada ao ego das pessoas. Mas não necessariamente a festa necessita ser custosa, muito do que é escolhido na festa, como cardápio, bebidas, decoração pode ser substituído por  algo mais simples. Os casamentos mais marcantes não necessariamente são os que custaram mais dinheiro, mas os que tiverem um toque de identidade dos noivos. 


Planejamento 

Para os casais que preferem escolher imóvel ao invés da festa, além da economia com aluguel, pode-se ganhar dinheiro com a valorização do imóvel.

Se possível optar por compra na planta, o planejamento e tempo podem fazer com que consigam escolher boas ofertas no mercado imobiliário. A escolha por casa na planta pode gerar um ganho de capital de até 30%.  


Cuidado com o financiamento 

Tanto o financiamento do casamento quanto o financiamento imobiliário deve ser ponderado pelo casal. Pagar uma festa depois que aconteceu não é fácil e nem agradável. 

Para o caso do financiamento imobiliário, comprometer mais de 30% da renda com as parcelas da casa, pode fazer com que o casal abra mão de itens supérfluos do orçamento. Para muitos pode ser algo de grande sacrifício. 







Compartilhe:          

Tags:   casar, imóvel, festa