CARREGANDO...

Onde morar em Londrina: Zona Norte

  Julho, 19 - Outras

Onde morar em Londrina: Zona Norte

INTRODUÇÃO

A cidade de Londrina iniciou o seu crescimento rumo à Zona Norte após um programa do governo federal que incentivava a produção de moradias para a população brasileira. Hoje já é a região com a maior taxa de crescimento na cidade sendo famosa por oferecer uma infraestrutura completa de comercio, serviços, lazer, educação e saúde a seus moradores.

Conhecido carinhosamente pela população Londrinense pelo nome de 5 conjuntos ou “Cincão”, muitos londrinenses consideram a zona norte uma cidade independente do restante, visto sua importância e força. 


BAIRROS ZONA NORTE

Na década de 70, foram instalados os primeiros bairros e atualmente já são mais de 50 conjuntos na região. Para quem sai do centro da cidade, a zona norte inicia-se após a rodovia BR 369 e vai até o limite da cidade. A imagem abaixo apresenta um mapa da divisão do município de Londrina em zonas e seus respectivos bairros, a zona norte está representada em amarelo.


 Mapa Regiões Londrina (Fonte: Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina)


COMÉRCIO

Como opção de compras para as necessidades do dia a dia a Zona Norte possui unidades das principais redes de supermercados (Super Muffato, Golfinho, Viscardi, Tonhão e Santarém) e farmácias (Nissei, Droga Raia, Vale Verde e Drogamais) instalados nas principais avenidas.

Já para as compras são amplas as opções. Na avenida Henrique Mansano a rede de shoppings Catuai instalou um centro comercial para atender a população local, o Londrina Norte Shopping, um dos principais centros comerciais da cidade. O shopping foi inaugurado recentemente e apresenta uma ampla área de compras, um espaço completo de alimentação, uma unidade do supermercado Muffato e um cinema.

Além disso, na avenida Saul Elkind encontram-se os shoppings Planet Shopping e o Shopping Saul Elkind.

Catuaí Londrina Norte Shopping (Fonte: Grupo Catuaí)

 

Além dos centros comerciais a zona norte também está bem servida de lojas de departamentos, contando com lojas das redes Móveis Brasília, Magazine Luiza, Lojas MM, Lojas Darom e Lojas Colombo. Na avenida Saul Elkind é possível encontrar agencias de banco da Caixa, Sicredi, Itaú, Bradesco.

      As opções gastronômicas da zona norte também são bem amplas com restaurantes famosos em toda a cidade. Os principais são: Toca do Cateto, Porco no Tacho, Restaurante e Pesqueiro Bom Peixe, Restaurante Tortas alemãs (Warta). 


SERVIÇOS

O Hospital Doutor Anísio Figueiredo foi fundado em 1988 e é administrado pelo governo estadual. Ao longo de sua história já passou por diversas reformas sendo que a última ampliação foi entregue em 2010. Projetado para atender a uma população de 200 mil habitantes oferece diversos serviços à população.

Hospital Doutor Anísio Figueiredo (Fonte: H. Dr. Anísio Figueiredo)


         Para um melhor atendimento da população do cinco conjuntos, no quesito da saúde, a prefeitura de Londrina administra mais de 10 Unidades Básicas de saúde (UBS) distribuídas pelos seus bairros.

      Na avenida Saul Elkind a prefeitura de Londrina possui uma extensão da prefeitura (Subprefeitura Norte) com horário de funcionamento de segunda a sexta das 12:00 as 18:00 para oferecer alguns serviços (IPTU/ ISS/ ALVARÁ/ ITBI/ PROTOCOLOS/ CERTIDÕES) aos moradores da região.


Subprefeitura Zona Norte Londrina (Fonte: Google Maps)


A Zona Norte apresenta diversas opções de escolas municipais e estaduais para o ensino fundamental e médio além de oferecer escolas de inglês para quem deseja aprender um novo idioma. Inaugurado recentemente, a zona norte de Londrina também conta com uma unidade nova e moderna do SESC.


SESC Unidade Zona Norte Londrina (Fonte: Sesc Paraná)


A região Norte da cidade de Londrina possui 3 terminais urbanos do transporte coletivo, conectando os moradores da Zona Norte as demais regiões da cidade.

• O Terminal Milton Gavetti está localizado na avenida Sylvio Barros em frente ao Londrina Norte Shopping.

• O Terminal Vivi Xavier está localizado na Avenida Saul Elkind.

 O Terminal Ouro Verde está localizado na Avenida Winston Churchil, ao lado do Autódromo de Londrina


PONTOS TURÍSTICOS

O estádio do Café também é uma obra localizada na Zona Norte. O estádio possui capacidade para xx pessoas e já foi palco de importantes jogos da seleção Brasileira. Hoje sedia os jogos do Londrina Esporte Clube. No mesmo complexo do Estádio do Café, encontra-se o Autódromo Internacional Ayrton Senna. Recebe os principais eventos da circuito nacional de automobilismo com stock-car, formula truck entre outros.

  

Estádio do Café - Estádio Municipal Jacy Scaff - Autódromo Internacional Ayrton Senna (Fonte: Wilson Vieira)


Outro ponto de lazer é a praça da Juventude. Também localizado junto ao estádio do café a praça oferece condição para a prática de diversos esportes contende pista de skate e quadra poliesportiva. O Lago Cabrinha é uma boa opção para as pessoas que gostam de praticar caminhada ao lar livre com uma vista privilegiada do lago. 

 

 Praça da Juventude Zona Norte (Fonte: Portal Paiquerê)


 Lago Cabrinha (Fonte: Londrinatur)


PROJETOS QUE VÃO VALORIZAR A REGIÃO

A prefeitura de Londrina possui um projeto de implementar uma nova área industrial na Zona norte da cidade, buscando atrair representantes de grandes industrias para instalar unidades na região. O projeto pretende atrair empresas de diversos portes gerando riqueza e emprego para a cidade. 


PRINCIPAIS RUAS E AVENIDAS

• Saul Elkind: referência no comercio da zona norte, a avenida Saul Elkind é famosa por oferecer diversas opções de lojas e serviços aos moradores da região. Aos domingos, a avenida vira palco da maior feira de rua da cidade com centenas de barracas oferendo todos os tipos de produtos. INCLUIR FOTO DA SAUL ELKIND E DA FEIRA DA SAUL

• Avenida Angelina Ricci Vezozzo: Avenida com forte desenvolvimento industrial abriga duas das principais industrias da cidade (Bemis e Atlas Schindler). Nos últimos anos a região vem aumentando a oferta de barracões para instalação de novas empresas.

• Avenida Henrique Mansano: Avenida onde localiza o estádio do café, o terminal urbano Milton Gavetti e o Shopping Londrina Norte. 



Compartilhe:          

Tags:   morar londrina, zona sul, casa, construtora zona sul, imoveis zona sul, Londrina