CARREGANDO...

Custo Efetivo Total (CET)

  Outubro, 16 - Financiamento

Custo Efetivo Total (CET)

Ao entrar em um financiamento, seja ele de um imóvel ou automóvel, você sabia que nem sempre a melhor taxa de juros oferecida vai ser o financiamento mais barato?

Quando se decide entrar em um financiamento, além da taxa de juros há outras cobranças extras como tributos, tarifas, seguros, etc.

Visando determinar um índice que se possa comparar os custos totais reais entre os financiamentos de diferentes bancos, foi criado o Custo Efetivo Total (CET).

CUSTO EFETIVO TOTAL (CET)

O custo efetivo total é apresentado em forma de uma taxa que representa todos os custos que a pessoa irá ter ao adquirir o financiamento bancário de um instituição financeira. Portanto, o CET pode ser considerado como o juros real do financiamento.  Nele é considerado o juros, os encargos e despesas incidentes nas operações de crédito e de arrendamento mercantil financeiro, contratadas ou ofertadas a pessoas físicas, microempresas ou empresas de pequeno porte.

Por lei todas as instituições financeiras são obrigadas a apresentar o CET da operação. Portanto, ao ao simular um financiamento junto a um banco, sempre solicite o CET.


Compartilhe:          

Tags:   financiamento, imóveis, custo efetivo total, CET, juros