Outubro, 16 - Notícias
Influenciado pelas quedas dos juros anunciados pela Caixa Econômica Federal, os bancos recentemente anunciaram redução das taxas praticadas.
Fizemos um resumo com as principais mudanças em cada instituição financeira e por fim apresentamos a melhor taxa de financiamento imobiliário em 2018. Ressaltamos que as taxas apresentadas são as praticadas no balcão, sendo que o relacionamento com o banco possa se conseguir melhores taxas.
Outro cuidado que se deve ter é a análise do Custo Efetivo Total (CET) do financiamento ao invés da comparação apensas dos juros, uma vez que a CET engloba todos os custos com o financiamento e transforma em um juros que poderá ser comparado com os de outras instituições bancárias.
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Para o Sistema de Financiamento da habitação (SFH) a taxa foi de 10,25% para 9% ao ano.
Para o Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI) a taxa de juros passou de 11,25% para 10%. Nos dois cenários a redução foi de 1,25 ponto percentual ao ano.
SANTANDER
Um dia após anuncio de redução dos juros da Caixa Econômica Federal o banco Santander alterou o juros do financiamento via SFH de 9,24% para 8,89%. O valor do juros do financiamento imobiliário atualmente praticado pelo banco é o mesmo que o Banco do Brasil.
A modalidade de financiamento imobiliário via SFI (Sistema de Financiamento Imobiliário), apresentou uma redução de 9,99% para 9,49%.
BRADESCO
As taxas de juros de financiamento imobiliário praticadas no Bradesco também diminuíram. Financiamentos imobiliários via SFH, hoje possuem uma taxa de 8,85%, que anteriormente eram de 9,3% ao ano.
Já para o SFI a taxa de juros agora está em 9,3% ante 9,7% ao ano.
BANCO DO BRASIL
Os juros para financiamento imobiliário no sistema SFH passou de 9,24% para 8,89% ao ano e de 10,15% para 9,35% na carteira hipotecária.
ITAÚ-UNIBANCO
A taxa de juros praticados no financiamento imobiliário na modalidade SFH passou de 9,0% para 8,8% ao ano somado a Taxa Referencial (TR).
SFH E SFI
O SFH é usado para financiar imóveis com valor de até 950 mil reais para os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal e Rio de Janeiro e para os demais Estados brasileiros o limite é 800 mil reais.
MELHOR TAXA
Para a modalidade de financiamento SFH, temos os seguintes resultados:
Itaú-Unibanco - 8,80% a.a.
Bradesco - 8,95% a.a
Santander - 8,99% a.a.
Banco do Brasil - 8,99%a.a.
Caixa Econômica Federal - 9,00% a.a.
Para a modalidade de financiamento SFI, temos os seguintes resultados:
Itaú-Unibanco - 9,30% a.a.
Banco do Brasil - 9,35%a.a.
Bradesco - 9,45% a.a
Santander - 9,49% a.a.
Caixa Econômica Federal - 10,00% a.a.