CARREGANDO...

Qual o passo a passo de uma compra com financiamento imobiliário?

  Agosto, 10 - Financiamento

Qual o passo a passo de uma compra com financiamento imobiliário?

O processo de financiamento de uma construção é um pouco demorado, por isso é muito importante conhecer as regras do jogo e quais etapas deve-se superar. Este post apresentamos o caminho mais longo do financiamento que é o da casa na planta. 


Nessa modalidade o banco financia a construção e o terreno, caso você ainda não tenha um.


Portanto, o passo a passo do processo é:


1 – Encontrar um terreno: Se você não tem um terreno, a primeira etapa é sair para procurar um. É importante nessa etapa deixar claro para o vendedor do terreno que o pagamento do terreno vai ser feito assim que o financiamento sair e isso pode demorar alguns meses. Não são todas as pessoas que vão aceitar essa condição, portanto aconselhamos você procurar lotes diretamente com as loteadoras. 

Importante: Se você já tem um terreno financiado, o banco quita o saldo com a loteadora.


2 – Projeto e aprovação: Com o terreno escolhido, o próximo passo é desenvolver um projeto arquitetônico que deverá ser aprovado na prefeitura do município. O banco só financia projetos que respeitem as leis de zoneamento e uso e ocupação do município, por isso exige que o projeto seja aprovado na prefeitura do município.


3 – Cronograma físico financeiro: É um documento que explica quais são as etapas da obra, quais atividades serão desenvolvidas em cada etapa e quanto custa executar essas atividades. O banco exige esse documento, pois a liberação do dinheiro acontece ao final de cada etapa feita.


4 – Pedido de financiamento: Com todos os documentos elaborados, realiza o pedido de financiamento junto a uma instituição bancária.


5 – Aprovação do financiamento: O banco irá avaliar todos os documentos apresentados e se tudo estiver em conformidade é aprovado o financiamento da construção. Nessa etapa o banco pode solicitar algumas mudanças no projeto ou ainda outros documentos que julgar necessário.


6 – Registro do imóvel no cartório: após assinado o contrato do financiamento, o banco exige o registro do imóvel junto ao cartório competente, antes de iniciar a liberação do dinheiro.


6 – Início da obra: A obra deve ser realizada de acordo com as etapas apresentadas no coronograma físico financeiro. Ao final de cada etapa, o engenheiro responsável pela execução da obra comunica o banco do termino da etapa e o banco envia um engenheiro fiscalizar se o acordado realmente foi realizado. Após a vistoria do engenheiro o banco libera o valor acordado na etapa. Esse procedimento se repete até terminar todas as etapas da obra.


7 – Finalização: O banco, antes de liberar a ultima parcela, exige que a obra seja registrada no cartório, assim para finalizar o processo é necessário tirar o habite-se do imóvel e registrar no cartório de registro de imóveis.


Compartilhe:          

Tags:   financiamento imobiliário, compra casa, compra apartamento, financiamento casa, financiamento apartamento, compra imóvel com financiamento