CARREGANDO...

Onde morar em Londrina: Zona Sul

  Julho, 19 - Outras

Onde morar em Londrina: Zona Sul

Onde morar em Londrina: Zona sul

Introdução

A zona sul de Londrina é conhecida pela presença de um dos mais famosos cartões postais de Londrina, o Lago Igapó. A região apresenta diversas opções de moradia, variando de casas em condomínios fechados a apartamentos.

O primeiro grande empreendimento da zona sul foi o shopping Catuaí, instalado próximo à margem da PR-445, que na época era uma região esquecida da cidade. Graças a sua presença e a falta de imóveis disponíveis para empreendimento na região central da cidade, o novo foco passou a ser a zona sul.

 

Bairros pertencentes a Zona sul

A zona sul de Londrina é formada pelos bairros: Guanabara, Bela Suíça, Tucanos, Vivenda do Arvoredo, Inglaterra, Piza, Cafezal, Parque das Indústrias, Saltinho, União da Vitória.

O link abaixo apresenta um mapa da divisão do município de Londrina em zonas e seus respectivos bairros, a zona sul está representada em verde:

Mapa Regiões Londrina (Fonte: Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina)


Comércio

A região possui opções variadas de comércio espalhadas por suas principais avenidas. Pode-se encontrar redes de supermercados como Super Muffato e Carrefour, além de lojas das principais redes de farmácias, pet shops e lojas de departamento (Havan e Decathlon).

Outro atrativo é a presença do shopping Catuaí, que possui as maiores franquias de lojas brasileiras, além de praças de alimentação com grandes franquias de fast-food e espaços reservados para restaurantes familiares. Também possui cinema, playground, área de boliche, além de outras opções de comércio e serviços em geral.



Catuaí Shopping Londrina (Fonte: Grupo Catuaí)


Em relação às opções gastronômicas destaca-se a avenida Higienópolis, onde pode se encontrar o Sr. Zanoni, Kero Kery, Kozan e Rosso Pomodoro Pizzaria. Outro destino é a Rua Bento Munhoz, que além de apresentar uma vista para o Lago Igapó, possui as opções do Green Açaí, Espetaria Bar, Go comida japonesa. Por fim, tem-se a Rua Montevidéu que se destaca por sua vasta gama de opções gastronômicas, dentre elas, as mais famosas são Gelobel Don Pablo e Alameda Jardino.

.

Alameda Jardino (Fonte: Viva Real imoveis)


Na região também apresenta o mercadão da Prochet que possui vários produtos de hortifruiti, artesanato, decoração, além de salões de beleza e imobiliária. Aos sábados, vários foodtrucks oferecem boas opções de pratos, além de música ao vivo. Na Rua Assunção encontra-se o Mercado Guanabara, famoso ponto de encontro dos londrinenses.

.

 

Mercadão da Prochet (Fonte: Londrinatur)


Serviços

Em relação à saúde, a região é bem servida, possuindo 9 UBS’s espalhadas por 9 bairros diferentes, além de contar com um hospital.

Em relação ao transporte público, na zona sul existem 3 terminais: Terminal Irerê, Terminal Acapulco e Terminal Shopping Catuaí.

Quanto a educação a região possui opções de escolas públicas e privadas, do ensino infantil ao médio, além de universidades particulares como UNOPAR e Pitágoras. Também há 2 agências dos Correios (uma delas no shopping Catuaí) e 2 cartórios na região.

 

Faculdade UNOPAR – Unidade Catuaí (Jandaia Noticias)


Praças e pontos turísticos

A região possui vários atrativos como bares e pubs, encontrados nas avenidas Harry Prochet, Higienópolis e Madre Leônia. Algumas das opções mais famosas de entretenimento são: Vitrola Bar, Level 2, Flanningan’s, Ocho’s bar e Shot eat and drink.

A região conta com um centro de eventos, onde ocorrem festas e shows de tamanhos e estilos variados durante todo o ano.


Centro de Eventos de Londrina (Fonte: Google Plus)


Uma boa opção para quem prefere estar em contato com a natureza é o jardim botânico, um ótimo lugar para passear com a família e amigos, com área para caminhada e uma vasta coleção de espécies de árvores (mais de 100).


Jardim Botânico (Fonte: Folha de Londrina)


Próximo ao Jardim Botânico, também existe a opção de uma cachoeira. A cachoeira do Córrego do Tatu foi revitalizada por estudantes que melhoraram a sinalização da trilha de acesso.


Cachoeira do Córrego do Tatu (Fonte: Faculdade Pitágoras)


Outro parque da região é o Parque Arthur Thomas. Para conhecer melhor as diversidades do parque, podem ser feitos agendamentos para grupos de até 40 pessoas, guiadas por biólogos, geógrafos e pedagogos.



Parque Arthur Thomas (Fonte: Wilson Vieira)


Outra opção para quem quer praticar exercícios físicos é o lago Igapó, onde os moradores da cidade fazem suas caminhadas e exercícios diários. Também existe a opção de aproveitar a água, seja pescando, nadando ou praticando esportes aquáticos como o stand-up paddle ou canoismo.


Lago Igapó (Fonte: Codel Londrina)


Principais ruas e avenidas

Avenida Higienópolis- Famosa avenida de Londrina, conta com residências, comércio variado: farmácias, postos de combustível, supermercados, sorveterias, escolas, clube, restaurantes e até boates.



 Avenida Higienópolis (Fonte: Wilson Vieira)


Avenida Madre Leônia Milito - Conta com lojas de departamento importantes como Havan e Decathlon, além do hipermercado Muffato, restaurantes, padarias, edifícios residenciais e comerciais e vários pet shops.

Avenida Ayrton Sena – Divide a zona sul da zona oeste. Famosa pelo forte desenvolvimento comercial nos últimos anos, onde houve grandes lançamentos imobiliários voltados para serviços em geral e a construção do shopping Aurora.


Compartilhe:          

Tags:   morar londrina, zona sul, casa, construtora zona sul, imoveis zona sul, Londrina